sábado, 30 de setembro de 2017

Leucemia Felina: o que você deve saber sobre essa doença



A leucemia felina é mais conhecida pela sigla FELV (Vírus da leucemia felina). Muitos já ouviram falar, mas quase ninguém protege seu gato contra essa doença.
Há muito o que se saber sobre a FELV, mesmo que você não tenha gato. Informação nunca é demais, principalmente quando se trata da saúde dos nossos peludos.
Mesmo sendo super gateira, muitas dos cuidados e prevenção da doença são novidade para mim. Mas vamos começar aos poucos.
Busquei a Dra. Vanessa Zimbres, médica veterinária especialista em felinos. Ela me explicou que a FELV é uma doença infecciosa causada por um vírus, com capacidade de desenvolver tumor (leucemia ou linfomas) ou doenças degenerativas em gatos infectados.
Existem dois detalhes que tornam essa doença extremamente preocupante.
1) não tem cura, somente tratamento dos sintomas e de suporte. 85% dos gatos, em infecção progressiva, morrem em até 3 anos e meio após o diagnóstico da FELV.
2) mesmo infectados, alguns gatos não apresentam sintomas da doença. “Essa seria a forma latente da doença, onde o sistema imune foi eficaz em controlar a replicação viral e impedir a infecção de novas células. No entanto em casos de falha dessa resposta imune, o animal pode vir a apresentar os sintomas clínicos da doença” explica Dra. Vanessa.
Sintomas
Os sintomas podem variar bastante dependendo do tipo de células infectadas. Alguns gatos com uma boa resposta imune podem permanecer assintomáticos durante anos.
Os gatos que apresentarem a doença associada ao vírus podem desenvolver doenças degenerativas, como anemia, imunossupressão e quadros crônicos de inflamação. Além disso o vírus é capaz de fazer com que se desenvolvam tumores como, por exemplo, o linfoma.
Diagnóstico
É essencial que todos os gatos façam o teste de triagem chamado ELISA. Este exame irá detectar a presença do vírus no gato. “Em caso positivo, o teste Elisa deve ser repetido após 30 dias” afirma Dra. Vanessa.
Em alguns casos específicos, também pode ser realizado o exame de PCR. Este é mais específico e detecta, inclusive, o próvirus em animais com infecção latente.
Prevenção
A melhor forma de prevenção é fazer aquele teste, chamado Elisa, em todos os gatos. Caso algum apresente resultado positivo, deve ser separado dos gatos saudáveis.
Para gatos de vida livre, com acesso à rua, que recebem visitas de outros gatos, ou aqueles que frequentam hotelzinho, a sugestão é vaciná-los. “Antes de receber a vacinação, é aconselhável que o gato já tenha sido testado, pois de nada adianta vacinar um gato que já seja portador do vírus” alerta Dra. Vanessa.
A vacinação não é 100% eficiente. Tudo irá depender da imunidade, estilo e vida e nutrição do animal. “Mesmo um animal vacinado, pode vir a apresentar a leucemia felina. Isso acontece quando há contato contínuo do animal saudável e vacinado, com gatos infectados. Basta um período que o gato vacinado esteja com o sistema imunológico mais enfraquecido, para contrair o vírus” ressalta Dr. Andrei Nascimento, médico veterinário e Gerente Técnico da MSD Saúde Animal
Vacinação
Há quase dez anos no mercado, a vacina quíntupla da Zoetis previne contra FELV e outras quatro doenças. “A vacina quíntupla deve ser dada principalmente quando a gato é filhote. Este é o momento de maior suscetibilidade. Após essa fase, a vacina deve ser dada anualmente, a depender do estilo de vida do animal” informa Alexandre Merlo, médico veterinário e Gerente Técnico de Animais de Companhia da Zoetis.
Em setembro deste ano, houve o Simpósio de Leucemia Felina, no qual a MSD Saúde Animal lançou a sua vacina quíntupla. Feita com o vírus inteiro e inativo (morto), não corre o risco de dar falso positivo daquele exame ELISA. Sei grande diferencial é a duração de dois anos. Mas Dr. Andrei é enfático ao dizer: “não adianta vacinar um gato que já esteja contaminado. Por isso é muito importante fazer o teste antes da vacinação”. E continua: “Animais que vivem em apartamento, sem contato com outros gatos, não precisam dessa vacina na fase adulta, apenas quando filhote”.
Um dado alarmante, apontado por Andrei, é que em alguns estudos feitos no Brasil, o número de casos de gatos contaminados é muito alto, chegando a 50% da população infectada na cidade de Belo Horizonte.
Deu positivo, e agora?
Se você fez o exame ELISA e o resultado foi positivo, a primeira coisa é lembrar que essa doença não passa para cães, outros animais e nem para humanos. É uma doença específica dos gatos. Porém, entre eles, é altamente contagiosa.
Para um gato passar a FELV para outro gato é necessário haver contato com a saliva, fezes ou urina do animal contaminado. Arranhões, brigas e respirar o mesmo ar não trazem perigo algum.
A Dra. Vanessa ensina: “a saliva do gato é onde está a maior carga viral. A porta de entrada do vírus no organismo é através da cavidade oral/nasal e o contato com essas secreções contaminadas deve ser continuo. Portanto chamamos a FELV de doença dos gatos “amigos”, que se higienizam entre si”.
Por isso, mais importante do que a vacinação dos gatos saudáveis, é separar os gatos infectados, dos sadios.
Para o gato infectado, é de extrema importância dar maior atenção a sua nutrição, evitar fatores de estresse e doenças concomitantes. Felinos infectados adoecem com maior facilidade, por isso precisam manter o sistema imunológico forte, para conseguir lidar com qualquer outro agente infeccioso que possa acometer seu organismo.
Não precisa se desesperar. É possível cuidar de um animal positivo para a FELV. “Não devemos condenar à morte os gatos que sabidamente sejam positivos para a doença. Lembre-se que eles podem, em raros casos, eliminar o vírus do organismo ou mesmo controlar o vírus de forma latente e nunca vir a adoecer” reforça Dra. Vanessa.
Alerta aos gateiros!
Gateiros e catlovers, ver um peludo na rua sempre destrói nosso coração. Porém, leva-lo para casa sem testá-lo, pode colocar em risco a saúde dos gatos já existentes na sua casa.
Comecei a ser gateira de carteirinha em 2006, quando adotei a Mel. Apesar de todo cuidado com vacinas, nunca tinha sido alertada sobre os perigos de levar outros gatos para casa. Assim, alimentava gatos da vizinhança e levava os que eram mais mansos para dentro de casa. Até hoje, já chamei de meu uns doze gatos. Isso sem contar aqueles moradores esporádicos.
Se eu soubesse que, ao fazer isso, estava colocando a vida da Mel e tantos outros gatos em risco, teria testados todos. “Infelizmente muitos veterinários clínicos gerais não explicam para seus clientes a gravidade de certas doenças, como a FELV. Sem informação, muitos proprietários decidem por não fazer o teste. Neste momento, colocam seu gato em risco” enfatiza Dr. Andrei.
Por isso, antes de levar qualquer gatinho para casa, passe o veterinário e faça o teste para FELV. Se der positivo, isole este peludo do(s) outro(s) gato(s). Sempre devemos pensar no bem-estar dos pequenos.

Causas mais comuns de dor nas costas e no abdômen

Na maioria dos casos, a dor nas costas é provocada por inflamação dos músculos ou alterações na coluna e, ocorre devido a má postura ao longo do dia, como sentar no computador com as costas curvadas, passar muitas horas em pé ou dormir num colchão muito mole, por exemplo. Mas quando a dor nas costas irradia para a barriga, as possíveis causas podem ser: 

1. Pedra nos rins

O que se sente: Na crise renal é comum a pessoa sentir intensa dor nas costas, no final da coluna mais para o lado direito ou esquerdo, mas em alguns casos também pode irradiar para a região abdominal. A inflamação dos rins, bexiga ou ureteres, que causam infeção urinária também pode causar dor no pé da barriga. 
O que fazer: Deve ir ao pronto socorro, porque a cólica renal é muito forte e pode ser preciso tomar remédios ou até mesmo fazer cirurgia para remover a pedra

2. Problemas de coluna 

O que se sente: No caso da artrose a dor nas costas costuma ser perto do pescoço ou no final das costas, sendo mais centralizada, embora também possa afetar a barriga. 
O que fazer: Ir ao ortopedista para fazer um Raio X da coluna a fim de identificar a possível alteração e iniciar o tratamento que pode ser feito com uso de analgésicos, antiinflamatórios ou fisioterapia para melhorar a postura, combater os sintomas e evitar o agravamento com o surgimento da hérnia de disco ou bico de papagaio, por exemplo. 

3. Gases

O que se sente:  Em alguns casos a acumulo de gases intestinais também pode causar dor nas costas e no abdômen, deixando a barriga inchada. A dor pode ser em pontadas ou fisgadas e tende a ser localizada numa parte das costas ou da barriga.
O que fazer: Tomar um chá de erva-doce e a seguir caminhar cerca de 40 minutos pode ser útil para eliminar os gases naturalmente, mas se a dor não cessar pode-se experimentar tomar a água de ameixa, porque ajuda a eliminar as fezes que podem estar favorecendo a produção de gases. Veja os alimentos que mais causam gases, para os evitar. Fazer refeições ligeiras comendo alimentos frescos, como frutas e legumes e beber pequenas quantidades de água ao longo do dia, e beber chá de camomila ou cidreira pode ajudar a aliviar a dor.

4. Fratura da coluna

A fratura da coluna é mais comum durante um acidente de trânsito; em pessoas idosas com osteoporose e quando há doenças mais graves, como o câncer no ossos.
O que se sente: A dor é intensa, tipo moedeira, nas costas e pode ou não irradiar para a região abdominal. Em caso de câncer, a dor não melhora com repouso e a pessoa pode, até mesmo, acordar devido a dor nas costas.
O que fazer: Deve ir ao médico para realizar exames como o Raio X que possam evidenciar as fraturas, e usar coletes para se recuperar mais rápido. Veja mais detalhes do tratamento para fratura na coluna

5. Inflamação da vesícula

A pedra na vesícula pode levar a uma inflamação que se manifesta sempre que a pessoa come alimentos gordurosos, mas nem sempre é grave.
O que se sente: Quando a vesícula está inflamada a pessoa sente uma dor na barriga, e geralmente há má digestão, sensação de peso na barriga, barriga inchada e arrotos. A dor abdominal pode irradiar para as costas. Saiba mais sintomas para identificar a pedra na vesícula.
O que fazer: Deve ir ao gastroenterologista e fazer um ultrassom para confirmar a presença da pedra e a necessidade de cirurgia para retirar a vesícula. 

6. Doenças do intestino

As doenças intestinais, como no caso da Síndrome do Intestino Irritável, geralmente causam dor no abdômen mas estas também podem irradiar para as costas, sendo mais difusa. 
O que se sente: Podem surgir sintomas como dor abdominal com sensação de ardência, em pontadas ou cólicas. Também podem surgir desconforto no pé da barriga, fezes moles ou muito duras e barriga inchada.
O que fazer: Deve observar seus hábitos intestinais a fim de identificar se pode ser prisão de ventre, gases ou diarreia. Uma consulta com um gastroenterologista pode ser útil para identificar outros sintomas, fazer exames para chegar ao diagnóstico e iniciar o tratamento. No caso de intolerância ao glúten, por exemplo, é preciso retirar o glúten da alimentação, mas um nutricionista poderá indicar as mudanças necessária para cada alteração intestinal. Veja como é a Dieta para Síndrome do Intestino Irritável

7. Pancreatite

A pancreatite é uma situação grave, que pode precisar de atendimento médico de urgência, podendo ser realizada uma cirurgia de urgência.
O que se sente: A dor começa mal localizada e afeta o lado esquerdo da barriga, na parte mais próxima das costelas, mas tende a ir piorando e pode irradiar para as costas. À medida que a infecção piora a dor fica mais localizada e se torna ainda mais forte. Enjôo e vômito também podem estar presentes. Saiba mais detalhes dos sintomas da pancreatite.
O que fazer: Deve ir ao pronto-socorro para saber se realmente é pancreatite e iniciar o tratamento com analgésicos, antiinflamatórios e enzimas específicas para o bom funcionamento do pâncreas. Se houver uma obstrução do pâncreas, pode ser preciso uma cirurgia para remover as pedras que estejam agravando a doença. 

8. Lombalgia

O que se sente: A dor no fundo das costas pode surgir mais no meio das costas, especialmente depois de fazer muito esforço como subir escadas ou carregar sacolas pesadas. Ficar muito tempo sentado ou de pé, tende a piorar a dor, que pode começar a irradiar para o abdômen. Se irradiar para o bumbum ou para as pernas, pode ser uma inflamação do nervo ciático
O que fazer: Colocar uma compressa quente nas costas pode aliviar a dor leve ou moderada mas é preciso ir ao ortopedista para realizar exames e iniciar o tratamento que pode ser feito com sessões de fisioterapia, por exemplo. 

Dor na gravidez

A dor nas costas que irradia para o abdômen no início da gravidez pode acontecer quando há uma neuralgia intercostal devido ao estiramento do nervo por causa do crescimento da barriga No entanto outra causa comum são as contrações uterinas.
O que sente: A dor causada pela neuralgia intercostal pode ser em forma de pontada e geralmente é perto das costelas, mas a dor nas costas irradia para o fundo da barriga pode ser sinal de contrações uterinas, como acontece no trabalho de parto. 
O que fazer: Colocar uma compressa morna no local da dor e fazer um alongamento, inclinando o corpo para o lado oposto da dor pode ser uma boa ajuda para aliviar a dor. O obstetra pode indicar ainda a toma do complexo de vitamina B, já que esta vitamina ajuda na recuperação dos nervos periféricos. Se há suspeita de trabalho de parto deve ir ao hospital. 

Quando ir ao pronto-socorro

É importante ir no médico quando a dor nas costas irradia para a região abdominal e tem as seguintes características: 
  • É muito intensa e impossibilita a realização de atividades normais da vida diária, como comer, dormir ou andar;
  • Surge após uma queda, lesão ou pancada;
  • Agrava ao fim de uma semana;
  • Persiste durante mais do que 1 mês;
  • Surgem outros sintomas como incontinência urinária ou fecal, falta de ar, febre, formigueiro nas pernas ou diarreia.
Nestes casos, a causa da dor pode ser provocada por situações mais graves como inflamação de um órgão ou câncer e, por isso, deve-se ir no hospital para fazer exames, como Raio X ou ultrassom e iniciar o tratamento mais adequado logo que possível.

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Porque minha gata rejeita seus filhotes?

Por natureza, as gatas são muito boas mães, inclusive quando têm a primeira ninhada. Faz parte do seu instinto natural de felino, pelo que é normal que saibam cuidar na perfeição dos seus filhotes sem a ajuda de mãos humanas.
No entanto, às vezes a mãe nega-se a cuidar de um dos seus filhotes ou da ninha completa e, você fica se questionando porque sua gata rejeitou seus filhotes? Esta questão pode ser desesperante para quem tem gatos em casa.
Para o ajudar a compreender esta situação, no PeritoAnimal vamos lhe explicar que fatores podem estar motivando esta situação.

Minha gata é uma má mãe?

Muitas pessoas quando notam que uma gata rejeita os seus filhotes, interpretam como se se tratasse de uma má mãe, que a gata não quer cuidar da sua ninhada por capricho ou por falta de amor.
No entanto, embora os felinos sejam capazes de desenvolver um carinho muito profundo, não se deve esquecer que se tratam de animais que regem o seu comportamento de acordo com o instinto e, que é possível que existam fatores que levem uma gata que teve filhotes recentemente a rejeitá-los. Estes fatores estão relacionados com:
  • Saúde da ninhada
  • Saúde da mãe
  • Capacidade para cuidar dos filhotes
  • Estresse

Problemas com a saúde de um ou mais filhotes

Nos animais o mais importante é o instinto de sobrevivência, e os felinos não são exceção. Com este instinto a mãe é capaz de detetar se algum dos filhotes, ou inclusive a ninhada completo (algo raro, mas possível), nasceu com alguma infecção ou doença.
Quando isto ocorre, é normal que a mãe se negue a desperdiçar cuidados e leite em uma ninhada que pensa que não vai sobreviver ou, quando se trata de apenas um dos filhotes, afasta-o dos outros para evitar contagiar a ninhada saudável, assim como para gerir o seu leite apenas para os filhotes que têm mais chance de sobreviver.
Talvez isto pareça cruel, mas é assim que funciona o mundo animal, não é possível arriscar a saúde de uma ninhada completo por um filhote doente com poucas probabilidades de viver. No entanto, como dono humano é possível que você possa fazer algo. Se suspeita que o filhote que for rejeitado está doente, leve-o ao veterinário para que seja feito um diagnóstico e sejam dadas indicações para alimentar o gatinho recém nascido rejeitado pela sua mãe.

A saúde da progenitora

É possível que a gata esteja doente ou sinta que está quase a morrer, seja por complicações que ocorreram durante o parto (algumas raças podem ter problemas durante esta fase), ou porque sofre de outra coisa. Quando este é o caso, a gata irá afastar-se dos seus filhotes, tanto pelo mal-estar que sente como para evitar que estes se contagiem da sua doença.
Se vir a progenitora fraca ou que pareça estar doente, leve-a de imediato ao veterinário para assegurar o seu estado de saúde, assim como o dos pequenos.

Capacidade para cuidar da ninhada

Embora a maioria das gatas possua o instinto necessário para cuidar da sua ninhada, existem alguns casos em que a gata não sabe como cuidar deles, como alimentá-los nem como limpá-los, pelo que optará por os abandonar.
Se isto acontecer, você pode tentar mostrar-lhe o que deve fazer, aproximando-os para mamarem ou limpando-os perto dela para observar como deve fazê-lo. Deve ter muita paciência.
Também pode acontecer que a ninhada seja muito grande (5 ou 6 gatos mais ou menos) e que a gata sinta que não pode ocupar-se de todos ou que não tem leite suficiente para tantos filhotes, pelo que afastará aquele que lhe parecer mais fraco para cuidar dos que têm mais probabilidades de crescer.
Nestes dois últimos casos, o instinto felino indica à mãe que deve apostar em poupar toda a comida, o calor e o espaço necessário apenas para os gatos mais aptos, mesmo que isso implique deixar morrer os menos fortes.

O estresse

A gata sabe que dará à luz, pelo que é normal que antes do parte tente conseguir um espaço que lhe pareça ideal para cuidar dos seus filhotes, afastando qualquer coisa que os possa magoar.
Tal como acontece com os humanos, nos últimos dias a gata estará um pouco nervosa e, se começar a incomodá-la com carícias, mimos e atenções que não quer, ou se tratar de mudar o sítio que escolheu como ninho, é possível que os seus níveis de estresse aumentem e decida não se ocupar dos filhotes quando estes nascerem.
Deve respeitar o ninho que escolheu e colocar algumas mantas no lugar para poder estar mais confortável. Considere mudar de sítio apenas se lhe parecer que a família poderia correr algum risco ali e, permita que a sua gata se sinta bem com o novo lugar.
O ideal é estar consciência da mãe, mas permitir-lhe estar tranquila. Da mesma forma, uma vez que a ninhada nasça não é recomendável tocar muito nos gatos durante as primeiras semanas, pois o cheiro de um estranho (o dono humano) pode fazer com que a gata rejeite os filhotes.
Esperamos que estes conselhos o tenham ajudado a compreender melhor esta situação. Se notar que a sua gata rejeita um dos filhotes ou a sua ninhada completa, não hesite em falar com o seu veterinário. Se os filhotes estiverem saudáveis, deverá assumir a responsabilidade de se converter na sua mãe substituta durante as primeiras semanas.

domingo, 24 de setembro de 2017

Dieta cetogênica: como fazer, cardápio, receitas e alimentos permitidos

dieta cetogênica propõe reduzir bruscamente a quantidade de carboidratos consumidos e
aumentar consideravelmente o consumo de gorduras e elevar um pouco a ingestão de proteínas. Estas mudanças são realizadas com o objetivo de perda de peso.

No entanto, a orientação dos médicos é que uma dieta saudável seja composta por 55 a 75% de carboidratos, 10 a 15% de proteínas e 15 a 30% de gorduras.
Apesar de realmente proporcionar um emagrecimento rápido, a dieta cetogênica favorece uma série de problemas de saúde como câncer, hipoglicemia, colesterol alto, fadiga, dores de cabeça, entre outros. A seguir, esclareça todas as duas dúvidas sobre este método:

Por que ajuda a emagrecer?

A dieta cetogênica contribui para o emagrecimento porque reduz bruscamente o consumo de carboidratos. Isto porque os carboidratos são a principal fonte de energia do organismo, já que por meio deles é obtida a glicose.
Quando isto é realizado o corpo precisa retirar a energia de outras fontes. A segunda opção é a reserva de gordura que o nosso corpo possui. Quando esta reserva de gordura é queimada, a pessoa emagrece.
Até ai, tudo bem. No entanto, o problema é que essa queima de gordura também leva a liberação de substâncias chamadas de corpos cetônicos, que em excessos causam enjoos e náuseas

Como funciona a dieta cetogênica

A dieta cetogênica costuma ser composta por 10 a 15% de carboidratos, 50% de gorduras e 30% de proteínas. Os carboidratos simples, aqueles de fácil absorção, o que inclui arroz branco, pão branco, massas e açúcar, estão proibidos. Não há restrição quanto aos tipos de proteínas e de gorduras, de modo que embutidos e as carnes vermelhas estão liberados.

Alimentos permitidos na dieta cetogênica

Os principais alimentos que fazem parte do cardápio da dieta cetogênica são fontes de gorduras e proteínas. Alguns exemplos são: peito de frango, carnes vermelhas, peixes, ovos, carne suína, embutidos (como peito de peru e presunto), requeijão, oleaginosas, azeite de oliva, manteiga, alface, verduras verdes escuras, como brócolis e espinafre, e queijos.

Alimentos para evitar na dieta cetogênica

Os alimentos que devem ser evitados na dieta cetogênica são os carboidratos, especialmente os de fácil absorção, como pães brancos, arroz branco, açúcar e massas.

Cardápio da dieta cetogênica

A seguir, confira um exemplo de cardápio da dieta cetogênica:
Café da manhã: ovos mexidos com peito de peru e manteiga.
Almoço: picanha com brócolis temperado com azeite de oliva
Lanche da tarde: castanhas.
Jantar: salmão grelhado com salada temperada com azeite oliva.

Vantagens da dieta cetogênica

Emagrecimento rápido: a única vantagem da dieta cetogênica é que ela proporciona a perda de peso rápida. Isto porque ao reduzir drasticamente o consumo de carboidratos o corpo fica sem sua principal fonte de energia. Então, o organismo irá utilizar o glicogênio, pequena reserva de energia que fica no músculo e fígado. E isto leva a perda de peso rápida de cerca de 4 quilos.
Passada essa fase, o organismo irá buscar energia no tecido adiposo, então ocorre a queima de gordura. Além da queima de gorduras, a restrição de carboidratos também leva à queima de músculos.
Ao proporcionar o rápido emagrecimento, a dieta cetogênica faz com que a pessoa se sinta animada a continuar este processo de perda de peso. Isto eventualmente pode fazer com que ela aceite realizar a reeducação alimentar e assim perca peso de forma saudável.
Passada essa fase, o organismo irá buscar energia no tecido adiposo, então ocorre a queima de gordura. Além da queima de gorduras, a restrição de carboidratos também leva à queima de músculos.
Ao proporcionar o rápido emagrecimento, a dieta cetogênica faz com que a pessoa se sinta animada a continuar este processo de perda de peso. Isto eventualmente pode fazer com que ela aceite realizar a reeducação alimentar e assim perca peso de forma saudável.

Desvantagens da dieta cetogênica

Fadiga e dores de cabeça: Com a falta de carboidratos, o corpo tende a converter gordura em energia o que leva a liberação de substâncias chamadas de corpos cetônicos. Em excesso essas substâncias podem causar enjoos e náuseas. A redução de carboidratos também irá causar sensação de cansaço.
Dificuldade de concentração: O corpo sem carboidratos fica sem energia, sem glicose o cérebro não consegue realizar suas funções com sucesso, isso resulta em dificuldade de concentração
Afeta o humor: A dieta cetogênica pode levar ao mau humor. O motivo é que o organismo precisa de carboidratos para levar o triptofano ao cérebro. O triptofano é essencial para a síntese de serotonina, que por sua vez é importante na modulação do humor e bem-estar. Assim, a redução do consumo de carboidratos pode causar o mau humor.
Causa a perda de músculos: A restrição de carboidratos leva à queima de músculos. Isto porque a outra fonte de energia que o organismo utiliza diante da falta de carboidratos vem dos aminoácidos presentes nos músculos. Esta queima de músculos provocada pela dieta cetogênica é especialmente prejudicial para o processo de emagrecimento, pois estes músculos gastam muita energia para existir, ou seja, a presença deles ajuda na perda de peso.
Causa hipoglicemia: Por reduzir drasticamente a quantidade de carboidratos, a dieta cetogênica pode levar à hipoglicemia, baixo nível de açúcar no sangue, que causa até mesmo desmaios.
Aumento dos níveis de colesterol: Ao estimular o consumo de gorduras, inclusive de gorduras saturadas, a dieta cetogênica favorece o aumento dos níveis de colesterol. A explicação para isso é que o excesso de gorduras saturadas leva ao aumento dos níveis de colesterol LDL, conhecido como o colesterol ?ruim?, pois pode se depositar nas artérias e provocar seu entupimento e consequentemente problemas cardíacos como um infarto.
Aumenta o risco de câncer: ao permitir o livre consumo de embutidos, como salsicha, salame e peito de peru, a dieta cetogênica eleva o risco de câncer., pois os embutidos possuem nitritos que por sua vez aumentam o risco de câncer no aparelho digestivo. Além disso, os embutidos contam com grandes quantidades de sódio o que favorece problemas como a hipertensão arterial.

Dieta cetogênica e a convulsão

A dieta cetogênica só é orientada para crianças que sofrem com crises de convulsão. Diversas pesquisas mostraram que este tipo de dieta ajuda a reduzir a quantidade de crises de convulsão, mas mesmo neste caso a dieta deve ser realizada com supervisão médica. E muitas vezes o paciente fica internado durante a realização desta dieta.
Recomendação
A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que a distribuição dos macronutrientes para indivíduos saudáveis seja de: 55 a 75% de carboidratos, 10 a 15% de proteínas e 15 a 30% de gorduras. A dieta cetogênica vai completamente contra a orientação da OMS e ainda pode causar uma série de problemas de saúde. Por isso, a grande maioria dos médicos nutrólogos e nutricionistas não recomendam que as pessoas façam a dieta cetogênica para a perda de peso.
Esta dieta só é orientada para crianças com crises de convulsão e mesmo assim deve ser realizada com acompanhamento médico.

Fonte consultada:

Médico nutrólogo Roberto Navarro

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

9 coisas que aprendi sobre “não resolver os problemas dos outros” Por Letícia Flores

O sentimento de satisfação que temos ao ajudar o outro é realmente muito gratificante.Nos sentimos em paz conosco mesmos e o sorriso das pessoas ao nosso redor cria uma nuvem de positividade da qual nunca queremos nos afastar.
No entanto, viver nos pede olhos otimistas para reconhecer as pequenas belezas do dia a dia bem como força para enfrentar as dificuldades. É por isso que tentar resolver os problemas dos outros pode causar muitos transtornos e ainda impedir o crescimento de quem você ama.
Vamos entender melhor o porquê.

1. As pessoas são diferentes.

Por isso, toda vez que você se pegar pensando “a vida desta pessoa seria muito melhor se…”, lembre-se de que essa é a vida dela e não a sua.Por mais que você queira ajudar, a perspectiva dela sobre o mundo é diferente da sua e projetar expectativas sobre o outro não vai ajudá-lo nem um pouco.

2. Você não pode resolver o problema de pessoas que não querem ter seus problemas resolvidos.

Como assim? Simples: há pessoas que, literalmente, cultivam seus problemas e se apegam a eles de tal maneira que já não conseguem mais se ver sem aquele algo sobre o qual se lamentar.Quanto a você… bem, você não pode mudar ninguém. A única coisa que você pode fazer é aceitar (que dói menos, como a sabedoria popular já diz) e amar essa pessoa do jeitinho que ela é.

3. Tentar “resgatar” alguém pode te afundar.

E a partir do momento que você afundar em problemas que não são seus, você os transforma em seus também. Você se envolve com tanta profundidade que passa a viver em função da vida do outro, esquecendo-se de si mesmo.Resultado? Ninguém ajuda ninguém!

4. Potencial significa “poder”, não “querer”.

Não é porque você acha incrível a maneira como determinada pessoa se expressa que você vai tentar convencê-la de que está na profissão errada. Ou então que deveria fazer um intercâmbio. Ou que poderia abrir um novo negócio.
Não é porque ela é muito inteligente que você tem a “obrigação de amigo” de informá-la que ela simplesmente não pode cursar uma graduação tão simples ou abandonar o mestrado ou deixar a presidência de uma grande empresa. Mais uma vez: a vida não é sua. Portanto, não cuide dela!

5. Ajudar não significa resolver.

Você pode, sim, ajudar um amigo(a), companheiro(a) ou familiar com uma boa conversa, demonstrando como você é grato por sua companhia, convidando-o para almoçar e até dizendo o quão especial ele(a) é na sua vida.O que você não pode é se sentir na obrigação de tomar as rédeas da vida da pessoa e organizá-la sozinho; mesmo que ela queira, mesmo que ela peça, mesmo que ela implore.
Com essa atitude você só vai desestimulá-la a acreditar no seu próprio potencial e vai torná-la dependente de você para sempre. Se é isso o que você deseja, procure um psicólogo – isso é carência!

6. Você não precisa que o outro seja feliz para ser feliz!

Parece simples, mas pode ser que o seu desespero para ajudar as pessoas seja reflexo do depósito de expectativas que você coloca sobre ela. Lembre-se: você não precisa que o outro seja feliz para ser feliz!
É claro que compartilhar alegrias é uma forma maravilhosa de viver nossas relações, mas como já sabemos, felicidade não vem de fora: ela parte de dentro de nós. Se a pessoa a quem você quer ajudar não consegue ser feliz, isso é um problema dela, não seu.
Por mais que te doa ler isso, respire fundo, olhe para dentro e simplesmente sorria sinceramente para si mesmo. Se você for capaz disso, será capaz de inspirar quem ama a ser feliz como você, e isso vale muito mais do que servir de muleta aos outros.

7. Cuidar de si mesmo ajuda mais do que você imagina!

E cuidar de si mesmo exige tempo e dedicação. Para dizer a verdade, até um pouquinho de egoísmo. Não adianta você varrer os seus próprios problemas para debaixo do tapete e correr na casa da comadre para lhe dar conselhos. Sua hipocrisia só vai fazer adoecer a você mesmo, ao seu amigo e à relação de vocês.
Seja sincero, encare suas dificuldades, olhe para o seu interior e, quando tudo estiver em harmonia (não necessariamente perfeito), a sua energia positiva será o suficiente para inspirar todos ao seu redor.

8. Problemas não são necessariamente coisas ruins.

Eles nos ajudam a crescer e a entender que a vida não é um mar de rosas, como minha avó já preconizava. É preciso ter o discernimento para perceber que “shit happens” (merdas acontecem) e que ninguém é obrigado a ser feliz o tempo inteiro (Wander Wildner já dizia).
A partir do momento que você entender isso, perceberá que as dificuldades precisam acontecer para que nós amadureçamos e aprendamos a desapegar: afinal de contas, ao contrário do que a nossa sociedade consumista prega, nada é para sempre.

9. Você não pode mudar as pessoas, apenas amá-las.

Você não é melhor do que ninguém, aceite isso. Consequentemente, não pode mudar as pessoas, nem resolver seus problemas, muito menos julgar o que é bom ou não para ela.
Se nos lembrarmos do ditado popular “cada macaco no seu galho”, podemos pensar apenas em dar uma passadinha no galho do colega para doar um pouquinho do nosso amor e voltar logo para o nosso próprio para não quebrar o de ninguém e acabar estrebuchado no chão!

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Pausar a vida pelos filhos...

Hoje tomei meu chá com lágrimas e na minha boca amargava a saudade que sinto da minha mãe.

Fiquei pensando em quantas vezes, desde que me tornei mãe, já escutei a frase “não pause sua vida pelos filhos, pois eles um dia crescem”; como uma forma disfarçada de menosprezar a dedicação materna.

Cria-se o filho pro mundo, todo mundo diz.

As asas, as benditas asas. Eu sei, você sabe.

Não pausar a vida. Ideia curiosa essa já que ser mãe é viver eternamente de pausas.

Por 9 meses, pausa o vinho.

Por aproximadamente 40 dias se pausa a vida sexual.

Por muitas e muitas noites pausa o sono , pausam a reunião de trabalho, a ligação importante, a oportunidade profissional. Pausa a poupança, porque juntar dinheiro fica difícil.

A gente pausa as refeições e os banhos. Pausa os planos de viagens, as saídas com as amigas, as idas ao cabeleireiro.

A gente pausa o coração na preocupação e pausa a própria vida pra respirar a deles.

Criar para o mundo. O que isso seria?

Suponho que minha mãe me criou “para o mundo,” sempre me dando asas. Fui conquistar esse mundão para o qual a minha mãe me criou.

Mas a verdade é que eu nunca deixei de ser dela. Um pedaço dela. Um produto dela.

Então eu penso, enquanto tomo meu chá com lágrimas e amargo as saudades que sinto da minha mãe, que filhos não são do mundo. Nossos filhos são nossos! Eles vieram da gente e voltam pra gente de novo e de novo.

Mesmo estando longe, eles são nossos. Nossos pedaços. Nossos produtos. Os produtos de todas as nossas pausas. Porque é na pausa que fortalecemos o vínculo, é na pausa que construímos as memórias. É no pausar da vida, nesse incessante viver pelo outro, em meio às dores e sacrifícios que, como mulheres, muitas vezes nos vemos plenas; e mais do que isso, nos vemos mães.

 Para todas as mamães do grupo. Compartilho porque achei belíssimo texto!

EMOCIONANTE! CHORANDO MUITO, ESPOSA LEU A ÚLTIMA MENSAGEM DE MARCELO REZENDE PARA O BRASIL

Olá, 
Aqui quem fala é Marcelo Luiz Rezende Fernandes, sou conhecido em todo o Brasil pelo meu jeito de repórter durão na TV. 

Como muitos sabem, nos últimos meses descobri que tinha um câncer, a batalha é dura, sei que Deus tem um plano em minha vida, sei que meu tempo nesse plano de vida está chegando ao fim, mas quero deixar algumas palavras e espero que vocês leiam e reflitam. 

MARCELO REZENDE: 16 de Julho de 2017 (Dois meses antes de sua morte) 





"O caráter e a inteligência podem impressionar as pessoas, mas é o amor que damos a alguém que nos faz brilhantes e inesquecíveis em sua vida… Porque o amor torna as pessoas indispensáveis. Assim, se você quiser acender um sorriso, iluminar um coração ou acordar a esperança em alguém precisa se lembrar de uma coisa: as pessoas se alegram com sua inteligência, apreciam o seu caráter, mas precisam mesmo é do seu amor"

"Aprenda a gostar, mas gostar mesmo, das coisas que deve fazer e das pessoas que estão em sua volta. Em pouco tempo descobrirá que a vida é muito boa e que você é uma pessoa querida por todos".

"Jamais adie uma boa ação que possa fazer agora, porque a morte não escolhe segundo o que você fez ou deixou de fazer. A morte não espera por ninguém e nem por nada. Ela não tem inimigos e nem amigos"

Continuem acreditando em Deus pois ele é o único e verdadeiro caminho.

MARCELO LUIZ REZENDE FERNANDES 1951 / 2017

Charles Spencer Chaplin

Faleceu com 88 anos

Suas 4 Declarações:

(1) Nada é para sempre neste mundo, nem mesmo os nossos problemas.

(2) Eu gosto de andar na chuva, porque ninguém pode ver minhas lágrimas.

(3) O dia mais desperdiçado na vida é o dia em que não rimos.

(4) Os Seis Melhores Médicos do Mundo ....
1. Luz do sol,
2. Descanso,
3. Exercício,
4. Dieta,
5. Auto-estima
6. Amigos.

Mantenha-os em todas as fases da sua vida e você vai desfrutar de uma vida saudável ...

Se você ver a Lua; Você verá a beleza de Deus .....
Se você ver o Sol; Você verá o poder de Deus ...
Se você ver o espelho, você verá a Melhor Criação de Deus.

Então, ACREDITE NELE.
Somos todos turistas, Deus é o nosso Agente de Viagens que já fixou as nossas rotas, reservas e destinos ... Confie Nele e desfrute da "Viagem" chamada VIDA ...

A vida é apenas uma! Viva hoje!!!!
Compartilhe com as pessoas que são importantes para você ...

domingo, 17 de setembro de 2017

RIO EM GUERRA ...

"Rio em Guerra I:

A rede de lojas Magazine Luiza, cancelou a abertura de 10 mega lojas no Estado do Rio, o motivo é o aumento assustador do roubo de cargas na região e o aumento exponencial da violência.

Rio em Guerra II:

A fabricante de cosméticos L'Oréal encerrou sua fábrica e o centro de distribuição no Rio de Janeiro e transferiu tudo para SP. O motivo é o aumento do roubo de carga e dos constantes tiroteios próximo a sua fábrica no bairro da Pavuna.

Rio em guerra III:

Muitos cantores estão com um forte esquema de segurança para se apresentarem no Rock in Rio, o que elevou os custos operacionais da empresa que faz o evento. Dizem as mas línguas que esse poderá ser o último festival, caso o Rio não dê jeito na segurança.

Rio em guerra IV:

As lojas Americanas já pensa em fechar seu centro de distribuição no Estado e levar para SP, o motivo também é o aumento do roubo de cargas e dos constantes Tiroteios.

Rio em Guerra V:

A Pacheco já pensa em fazer o mesmo, o motivo são os constantes roubos de cargas ,tiroteios e o aumento em 100% do seguro para transporte de medicamentos.

Rio em Guerra VI:

Os correios preparam um aviso, onde cerca de 30 bairros irão deixar de receber cartas e encomendas, o motivo seria um aumento do roubo de cargas na empresa, que chega a praticamente a 5 caminhões por dia, segundo fontes.

Rio em Guerra VII:

Grandes redes de supermercados como o Prezunic e Guanabara, começam a adotar esquema de guerra para a segurança de seus caminhões, para se ter uma ideia, a rede Guanabara está transportando suas mercadorias em Comboio de 5 caminhões e com escolta armada, o mesmo vem fazendo o Prezunic, em 40% deles sem sucesso, com isso o consumidor já sente um aumento de 40% nos produtos, tais como ovos, feijão, arroz, frango, carne e enlatados.

Rio em guerra VIII:

Segundo fontes minhas a Rede Globo encomendou veículos blindados para cobertura da violência do Rio, repórteres estão fazendo treinamento de guerra para se safarem em caso de tiroteio. A situação é tão crítica que bairros como a Pavuna nem o helicóptero da emissora está conseguindo chegar perto, em virtude do alto risco de tiros de armamento ponto 50.

Rio em Guerra XIX:

O roubo de carro no Rio disparou e alguns modelos já não terão seguro no próximo ano, em alguns bairros o seguro já aumentou em até 70% para veículos de mil cilindradas.

Rio em Guerra X:

Empresas de ônibus já ameaçam parar de rodar em cerca de 45 bairros e 7 municípios, o motivo seria os constantes ataques a coletivos nessas regiões."

O Rio está em guerra.

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Obrigado, Irma!


Faz dois anos que decidi me mudar do Rio de Janeiro para Miami com minha mulher e meus dois filhos, em busca de algo melhor para nossas vidas.
Por ironia, depois de dois anos vivendo na America, recebi o meu Green Card exatamente no dia em que também recebi a notícia de que o furacão Irma, o pai de todos os furacões, também está a caminho.
O governador da Florida, Rick Scott, assim que soube da gravidade do problema, foi para a TV e ordenou que todos no sul da Florida evacuassem suas casas imediatamente, pois as consequências podem ser catastróficas.
Da noite para o dia, como em um piscar de olhos, milhões, literalmente milhões de pessoas, abandonaram suas casas e já estavam nas estradas, subindo ao Norte.
Eu era mais um na multidão, no meio de um enorme congestionamento, e isso me fez lembrar das minhas voltas dos feriados de Búzios, na Região dos Lagos. A única diferença é que, pasmém, aqui na Florida, mesmo em uma situação absolutamente adversa, as pessoas não trafegam pelo acostamento para tirar vantagem e chegar mais rápido ao destino. Todos respeitam as leis de trânsito, mesmo em situações caóticas, emergenciais. Motociclistas loucos também não existem por aqui. É proibido trafegar entre as faixas. Acho que eles nem sabem o que significa isso, podem acreditar.
Quando encontrei um lugar seguro, a primeira coisa que eu fiz foi ligar a TV. Lá estava o Governador novamente falando ao vivo, e eu comecei a ter uma aula de patriotismo, solidariedade, respeito pelo próximo e, acima de tudo, respeito pela vida. A mensagem que mais me tocou foi: “se você não tem como sair de casa, seja por qual motivo for, ligue para o número que você vê no rodapé da imagem, que iremos agora na sua casa te salvar. Ainda temos tempo!”. Isso me arrepiou! Pensei: esse cara é o meu herói!
Lembrei automaticamente das enchentes de Teresópolis, tenho uma conexão com a cidade pois, desde que me entendo por gente, tenho casa lá. Anos após aquela triste tragédia de 2011, descobriu-se que a quadrilha de Cabral desviou parte do dinheiro que deveria ser utilizado nos resgates das vítimas e reconstrução da cidade. Até o prefeito foi preso. Confesso que tive vontade de vomitar ao comparar!
Voltando ao furação, as companhias aéreas americanas, das quais todos sempre reclamam, colocaram vôos extras, durante toda a madrugada, com preço fixo de $98 dólares, para ajudar a escoar o pessoal pelos céus. A Expedia, site de reservas de hotéis, ofereceu tarifas com descontos especiais em lugares seguros. O mesmo fez o Airbnb, site de reservas de casas e apartamentos. Os hotéis, por sua vez, passaram a aceitar mais hóspedes por quarto e também animais de estimação.
As operadoras de telefonia, que normalmente restringem suas redes de wi-fi aos seus clientes, liberaram internet grátis para todos. Onde existir cobertura, existirá wi-fi grátis. Comunicação, ou a falta de, pode salvar uma vida ou causar uma morte nesse tipo de situação. Até o hotel em que estou, acaba de informar que todo o conteúdo de filmes e desenhos, que normalmente é cobrado, será grátis nas próximas 72 horas.
O Google se uniu ao governo, em um esforço sem precedentes, para conseguir localizar e colocar em tempo real nos seus mapas (Google Maps e Waze) as ruas fechadas, bloqueadas e danificadas, após a passagem do Irma.
São muitos os exemplos, que realmente emocionam. Na maioria das vezes coisas simples, mas que trazem o mínimo de conforto nesse momento e esperança de um futuro melhor. Como diz o famoso ditado: depois da tempestade, sempre vem a calmaria.
Carlos Andre Montenegro
08/09/2017

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Receita para fritar Lula

Primeiro derreta Mantega.

Depois sirva com molho italiano da marca Palocci e uma pitada de Pimentel.

Deixe de Moro por 30 anos e sirva Dilma vez.

Pra beber pode ser uma 51.

ESPAÇO PESSOAL

Quando alguém se aproxima demais, você se sente encurralado? Se for esse o caso, você pode precisar de um pouco mais de espaço pessoal.

Vanessa Colina diz-lhe por que isso acontece no novo episódio de BrainCraft.

O espaço pessoal é feito de bolhas invisíveis que determinam a quantidade de espaço que precisamos em diferentes situações sociais.

Esse espaço é determinado pela nossa amígdala, o centro de medo do cérebro.

Se uma pessoa fica muito perto, a amígdala irá provocar uma resposta de medo para ter certeza de que estamos prontos para reagir no caso de a pessoa tentar nos prejudicar.

Algumas pessoas, no entanto, parecem não ter espaço pessoal, o que pode ser ditado pela personalidade ou cultura. Mas como é que isso realmente funciona e quais as consequências que isso tem na nossa vida do dia-a-dia?

Assista ao novo episódio de BrainCraft e descubra tudo sobre a invasão do espaço e como o nosso cérebro reage a ela.

Óleos Essenciais Que Turbinam O Emagrecimento!

Óleo Essencial de Erva Doce (Funcho)

óleo essencial de erva doce é conhecido desde a antiguidade como um óleo emagrecedor, pois reduz o apetite e proporciona uma maior sensação de saciedade.

Óleo Essencial de Hortelã Pimenta

É um óleo desintoxicante, que possui ação drenante nos órgãos de eliminação.
Além disso, reduz as oscilações emocionais, o que é de grande ajuda em casos de obesidade.

Óleo Essencial de Limão Siciliano ou Tahiti

 O óleo essencial de limão é desintoxicante, limpa o fígado e atua somo supressor do apetite.

Óleo Essencial de Canela

óleo essencial de canela (amo!) auxilia na redução da fome, o que, logicamente, é excelente para processos de emagrecimento.

ALERTA

Antes de disponibilizar algumas sinergias de óleos essenciais para emagrecimento, preciso fazer um alerta.
Na verdade repito o “mantra” todas às vezes em que falo de óleos essenciais: os efeitos só existem para óleos essenciais 100% puros. Essência não é óleo essencial e não serve, certo?