sábado, 22 de abril de 2017

RATOS ...

VENENOS PARA MATAR RATOS




Enfim, chegamos ao fim de mais um inverno. Boa notícia para alguns e péssima para outros. Mas não exclusivamente pela mudança do clima, e sim, porque o fim das épocas geladas fazem com que "visitantes" indesejados apareçam em nossas residências. Hoje, trataremos de um "hóspede" que, além de nojento, é muito perigoso para a saúde dos humanos e dos animaizinhos de estimação, o temido RATO.

Circulam pelas mídias sociais diversas receitas caseiras de como expulsar esses seres repugnantes, mas será que todas funcionam? E porquê funcionou na casa do meu amigo,mas na minha não? Por quê deu certo no começo mas agora não adianta mais?


Não sou especialista no assunto, mas também sou refém dele, por morar ao lado de uma casa que tem um quintal imenso, muito mato e, logo, uma colônia de RATOS que insistem em querer estender seus domínios à minha residência. Assim sendo, tive que pesquisar por diversos dias fórmulas, receitas, truques, mágicas, etc...de como não conviver com essas pragas. Descobri algumas receitas e tive explicações que vou dividir com vocês. Vamos lá:

- A última da internet é o "veneno" baseado em feijão cru. Olhem só, de fato, a farinha de feijão cru tem o poder de matar ratos, assim como, de matar outros animais (inclusive seu gatinho ou cachorro), mas...tem  um porém, para que a farofa de feijão mate o rato, seria necessário que o rato só comece essa farofinha, ou seja, não se alimentasse com qualquer outro alimento. Noutra palavras, para que isso fosse possível, você teria que ser o nutricionista do rato, porque é quase impossível fazer essa praga comer somente aquilo que você servir ao longo de dois ou três dias (que seria o tempo necessário para o rato morrer por ingestão de feijão cru), logo, ao meu modo de ver, essa receita é ineficiente.

- O "chumbinho" é um velho conhecido dos inimigos declarados dos ratos. Porém, hoje em dia, temos duas grandes barreiras com o chumbinho. Uma delas é que, pelo menos aqui em São Paulo, esse veneno letal é proibido de ser vendido, para encontrar somente no mercado paralelo e, ainda assim, com muita dificuldade. O outro ponto negativo é a letalidade desse veneno, ele é tão perigoso para os ratos, como para os humanos (principalmente, as crianças) e para seu bichinho de estimação, tendo em vista que, para utilizar o chumbinho é necessário misturá-lo a algum alimento e isso atrairia a atenção do seu totózinho. A ingestão do chumbinho é quase que letal e instantânea.

- Os venenos comprados em lojas especializadas costumam funcionar  por algum tempo e depois não funcionam mais, isso porque os ratos são realmente muito "inteligentes". Primeiro, que toda vez que ha fartura na oferta de algum alimento, os ratos mais velhos não comem primeiro, eles "mandam" os rato mais novos experimentarem, se nada acontecer, ai sim, eles vão e comem. Por outro lado, se alguma coisa acontecer (no caso a morte), os ratos envenenados antes de morrer, urinam deixando o cheiro do que eles comeram em sua urina, fazendo com que os outros ratos sintam o cheiro do que o matou e não comam mais nada que possua cheiro semelhante (arquitetura genial da natureza).

Dessa forma, temos duas situações. Uma para quem tem uma infestação de ratos em casa e outra para quem possui apenas um ou outro visitante indesejado. Vamos por ordem:

- Se você possui uma infestação de ratos, terá que utilizar venenos variados somados às armadilhas, ou seja, variações no modo de captura ou de morte dos pestinhas. Uma armadilha, dessas que você encontra em qualquer pet shop, custa entre 15 e 25 reais, dependendo do lugar e da qualidade da armadilha. O ponto negativo das armadilhas é que depois de capturado o rato precisará ser assassinado por você. Aqui em casa, eu separei um balde que utilizo de forma exclusiva para isso. É só colocar a armadilha com o rato, dentro do balde cheio de água, esperar uns 10 minutos e pronto, fim de carreira para o monstrinho. Se você tiver o estômago fraco ou dificuldade para subtrair, com as próprias mãos, uma vida, leve a armadilha para bem longe da sua casa e solte o Mickey por lá. Se preferir utilizar venenos, compre uns 3 ou 4 venenos diferentes nas lojas que vendem rações e utilize um a cada vez que for fazer a "limpa" no seu domicílio. Há um veneno caseiro que costuma dar muito certo, deixarei a receita no fim da postagem.

- Se você possui apenas um ou outro danadinho circulando pela sua residência e não está a fim de adquirir uma armadilha cara só para dar fim no intruso, aconselho utilizar uma "papel cola", que é vendido em qualquer pet shop, e pode se tornar ainda mais eficiente colocando alguma isca bem no  meio dele, tipo um montinho de arroz cozido, pão, etc (o ponto negativo é que o desinfeliz estará preso e vivo no meio do papel cola)...ou você pode utilizar as receitas de veneno que deixarei no final do post.                      


RECEITAS CASEIRAS:

- Essa receita, até agora, vem sendo a mais eficiente, pelo menos até agora, né!?! Seguinte, pegue um potinho (eu utilizo tampinhas de potes de maionese ou de margarina), misture nesse recipiente achocolatado (nescau, toddy ou o tabajara mesmo) com cimento branco ou gesso, na mesma quantidade e espalhe os potinhos por onde você viu o "mardito" passando ou se escondendo. Toda vez que o rato come ele procura um lugar para beber água, assim, a água quando unida ao cimento ou gesso tem um efeito químico (endurece) que é tiro e queda..Como o rato não morre de imediato, ele não urina soltando cheiro do achocolatado com o cimento ou gesso, isso faz com que ele não avise seus amiguinhos que aquilo ali é veneno.


- Farofa de feijão. Bata uma certa quantidade de feijão CRU no liquidificador ou triturador de alimentos. Não misture água, triture somente os grãos de feijão. Após feita essa farofinha, coloque nos potinhos e espalhe por trás dos móveis ou onde você viu o lazarento passando.


- Essa eu não testei ainda, mas ouvi dizer que também pode dar certo. Pegue um punhado de cimento cinza (tendo em vista que o branco é difícil de encontrar para vender em doses pequenas), e  misture com arroz cozido, coloque nos potinhos e espalhe. Por outro lado, ouvi dizer que por causa do cheiro do cimento cinza, alguns ratos não comem, mas, não custa nada tentar.


Por fim, vale lembrar, que todas as "receitas" sugeridas não possuem aprovação científica de eficiência, logo, é plenamente possível que funcione perfeitamente em alguns casos e em outros não. Então, não vale voltar aqui para me xingar.

Confira todos os dias se o cardápio servido foi comido pelos amiguinhos, pois pode ser que eles já estejam ligeiros com as refeições servidas e, nesse caso, mude a receita até conseguir enganar o sabichão.

Não esqueça de sempre observar os lugares escondidos (atrás e dentro dos móveis, buracos, embaixo de tudo que estiver em contato com o chão, etc...), porque depois que esses caras morrem, em questão de dias eles iniciam o processo de putrefação, e o cheiro desses cadáveres pode demorar dias para sair de dentro de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário